sábado, 14 de maio de 2011

A importância e a dificuldade de se conviver com as diferenças


No contexto biológico a diferença é fator fundamental para que ocorra a seleção natural. Cada vez que o meio impõe uma condição é selecionado o membro da espécie mais apto à sobreviver no novo cenário, possibilitando assim a perpetuação da espécie. A evolução de todas as espécies é possível graças à sua variedade. No âmbito das relações sociais, as diferenças são fundamentais para que haja manutenção do cenário em que a sociedade esta inserida. A criação do Estado ideal, onde há o exercício pleno da democracia e da cidadania só é possível por meio da confluência de pensamentos, o que existe devido à diversidade de gêneros e/ou grupos em uma sociedade.
No entanto, saber como viver com as diferenças é o problema. Membros de um grupo, muitas vezes, têm dificuldade em conviver com indivíduos que possuem valores ou padrões diferentes dos seus e acabam se julgando como superior aos demais. Esse é o pilar de diversos fatores de discriminalização, seja étnica, sexual ou física. Em algum momento na história foram estabelecidos padrões de beleza, pensamento e conduta. As pessoas adquiriram tamanha admiração por aqueles que seguem essa linha que, mesmo quando não fazem parte desse seleto grupo, vêem-se com um olhar de inferioridade, sendo capazes de discriminar o próprio grupo ao qual fazem parte. São muitas as mães de meninas negras, que se deparam com filhas que sonham em ser fisicamente como a Xuxa, mas, que, por não conseguirem por razões óbvias acabam se vendo com um olhar de inferioridade daquelas que o conseguem.
É certo que o desafio de conviver com as diferenças é uma tarefa árdua, porém precisa ser encarada como uma necessidade humana. Pois, ao respeitar o próximo, certamente se abre caminho para que suas diferenças também sejam respeitadas. Ao entender e compreender o outro, é aberta uma porta para que outro também o entenda e o compreenda.
Conviver com as diferenças é um desafio inerente a todo ser humano. É fundamental para que todo individuo cresça, aprenda e crie. Uma das problemáticas da sociedade atual é aceitar o novo ou o que está fora dos padrões já existentes. Porém, com a flexibilidade e o respeito é possível, sim, alcançar um bom convívio com o outro diante das diversidades.

J.O Ambrósio

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ambrósio, rapaz, o seu blog tem várias ideias que realmente cativam o leitor e, fazendo uma busca aletória no Google sobre: ''A imporânçia de viver com as diferenças'' me deparei com o teu blog, a partir dai pude mesclar vários assuntos e realidades que vivemos com o texto que produzi esta tarde para um trabalho de Filosofia.
    E obrigado por ajudar a garantir uma nota 10 nessa matéria, bom, assim espero...
    Meu nome é Bruno Leandro, tenho 19 anos, moro em Bauru-SP e, se possível me adciona no msn:
    bruno.leandro@msn.com

    ResponderExcluir
  3. adorei esse blog,pocha pensei em não conseguir fazer meu trabalho sobre esse assunto até que por uma concidência achei esse blog maravilhoso ^^

    ResponderExcluir
  4. Olaaa,sou Gabriela e adorei o seu blog, pode me ajudar em outros assuntos?
    desde já obrigada.
    pode me adicionar no msn?
    se puder : gaby_oliveirarodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. show de bola seu blog, vai me ajudar muito. vale aí manow!!!

    ResponderExcluir